Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Ele se chama Aedes Aegypti.
A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.
Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. A febre hemorrágica da dengue (FHD) e síndrome de choque da dengue (SCD) atinge pelo menos 500 mil pessoas/ano, apresentando taxa de mortalidade de até 10% para pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados.
Já foram confirmados quatro casos de dengue no município de Felipe Guerra/RN, enquanto isso não observamos qualquer ação enérgica por parte do Poder Executivo, no sentido de combater o mosquito Aedes Aegypti e ainda mapear as áreas de riscos para se fazer um trabalho mais ostensivo, envolvendo a coletividade, panfletagens, carros de som, Fm’s comunitárias, dentre outros meios para divulgar os meios de prevenção.
Cabe a Prefeitura Municipal de Felipe Guerra/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente o trabalho de prevenção e controle a dengue, intensificando as ações, principalmente neste período de chuvas na região.
Na verdade, o que se observar é a total falta de compromissos do Poder Executivo para com a saúde de nosso município, pois os servidores da área da saúde se encontram com seus salários atrasados, no caso em tela podemos citar como exemplo os agentes de endemias.
É necessário que se faça uma ampla discussão envolvendo a população, para encontrar soluções rápidas e enérgicas. Todavia, o Poder Executivo não tem qualquer compromisso com a saúde dos felipenses, tanto é que o Poder Legislativo, já convocou por diversas vezes, via ofício, o Secretário Municipal de Saúde, para discutir as políticas públicas de saúde, e o mesmo sempre busca subterfúgios para não se fazer presente naquela Casa Legislativa.


0 comentários:
Postar um comentário