Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. No entanto, a agricultura praticada no município de Felipe Guerra/RN, é a de subsistência, ou seja, é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua família.
A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.
O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".
A Prefeitura de Felipe Guerra/RN, outrora, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizava o corte de terras de várias famílias de todas as comunidades rurais, onde naquela época cada agricultor era beneficiado com 02 (duas) horas de trator.
Contudo, com o passar dos anos, porque não dizer de 2005, até os dias atuais, o que se viu foi um secretário de Agricultura, se esforçando para manter a meta anterior, e um prefeito sem qualquer compromisso com a agricultura, pois vem reduzindo a cada ano os cortes de terra, inclusive no ano de 2011, não foram cortadas praticamente nada, exemplo é a comunidade de Mulungu, que não teve suas terras cortadas pelo programa corte de terra, que é responsabilidade do município.
Considero o Programa como um dos maiores, ou talvez o maior Programa de alcance social e econômico em nosso município. O programa inicia-se primeiramente pelo cadastro de pessoas, titulares de terras, que desenvolve suas atividades agrícolas nas respectivas terras. Depois vem a contratação de máquinas (tratores) e depois vem o corte de terras nas comunidades rurais. Pois bem, esse ano foi pouco os agricultores beneficiados com o corte de terras.
Embora, a Petrobras tenha feito a doação de 10.000 (dez mil) litros de óleo diesel para o programa corte de terra, o que se ver é os agricultores, pais de famílias reclamando que não foram beneficiados com o corte de terras.
Contudo, externo o compromisso de continuar vigilante a essas situações, e ao mesmo tempo levar ao conhecimento de todos, bem como usar o meu mandato de vereador para coibir os desmandos praticados pelo prefeito Braz Costa.


0 comentários:
Postar um comentário