Município perde mais um convênio por inadimplência

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


Caros leitores postei matéria em 31 de Agosto de 2010, onde disse que a construção de novo Abatedouro Público no município de Felipe Guerra/RN, era uma incógnita. Mostrei também que o Município celebrou convenio (numero do convenio no SIAFI 606330) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, objetivando a construção do mesmo, no valor de R$ 141.375,00 (cento e quarenta e um mil trezentos e setenta cinco reais), com vigência em 28/12/2007.

 

Pois bem, recentemente fiz uma visita in loco para ver de perto a situação em que se encontra o Abatedouro Público, e ao ver o estado degradante do mesmo, pude observar que aquele não tem qualquer condição de funcionamento, em face de falta de higiene, esgotos a céu-aberto, currais destruídos, falta de equipamentos e etc.. 

Enfim, não existe a mínima condição de funcionamento, cabendo a Vigilância Sanitária do município, Covisa e Ministério Público, fazerem uma visita no Abatedouro para que tomem as providências necessárias, já que não existe qualquer condição de funcionamento. 

Fica aqui mais uma vez demonstrado que o prefeito Braz Costa Neto, não tem qualquer compromisso com o município de Felipe Guerra/RN, pois os desmandos são visíveis e os Tribunais de Contas da União e do Estado, não agem com rigor porque não querem.

A situação da educação no município de Felipe Guerra/RN.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caros leitores, a partir de hoje (27/10/2010) vamos fazer uma analise da situação da educação do nosso município, onde será dada ênfase ao estado em que se encontram a estrutura física das escolas, bem como o transporte escolar. 

Vamos começar pela escola da Comunidade de São Lourenço. Em Sessão Ordinária realizada em 13/03/2010, na condição de vereador, fiz uso da Tribuna da Câmara Municipal para denunciar e ao mesmo tempo cobrar do Poder Executivo a conclusão dos banheiros e da cozinha daquela escola. 

Naquela oportunidade cobrei do Prefeito Braz Costa, a colocação dos vasos sanitários nos banheiros daquela escola, em função de que não havia local para que os professores, alunos e demais funcionários, pudessem fazer suas necessidades fisiológicas, tendo aqueles sempre que recorrer às casas vizinhas. 

Saliente-se também que não havia pias para que as merendeiras pudessem utilizar quando fossem lavar as vasilhas e pratos utilizados pelos alunos no horário da merenda, sendo que as mesmas eram lavadas na calçada e em bacias. 

Todavia, após denunciar na Câmara Municipal, a total falta de respeito para com a educação de nosso município, especificamente a situação da escola acima citada, o Poder Público tomou as providências necessárias, determinando a instalação dos vasos sanitários e das pias. 

Na última Sexta Feira (22/10/2010), voltei a usar novamente a Tribuna para cobrar do Poder Público Municipal, a instalação da energia daquela escola, pois em contato com alguns pais de alunos, fui informado que aquela escola foi contemplada com 05 (cinco) computadores e uma televisão. 

No entanto, os 05 (cinco) computadores e a televisão, se encontram na Secretária Municipal de Educação, em razão de que até o presente momento o Poder Público não demonstrou qualquer interesse no que diz respeito à instalação da energia, bem como a adequação de espaço físico para o funcionamento destes veículos de aprendizagem e meio comunicação. 

Tomei conhecimento também que os pais de alunos fizeram uma abaixo-assinados, solicitando do Poder Público, a construção do muro de proteção daquela escola, tendo em vista que os porcos levam a maior parte do tempo fuçando nas águas que escorrem das pias, acarretando sérios riscos dos alunos contraírem doenças infecto-contagiosas, já que os suínos defecam e urinam ali mesmo. 

Parabéns a todos que fazem aquela escola, em especial aos professores e pais de alunos que de uma forma ou de outra tiveram a coragem de fazer uma abaixo-assinados, para cobrar do Prefeito Braz Costa, melhorias na infra-estrutura daquela escola. 

Vou continuar usando a Tribuna da Câmara Municipal, bem como este meio de comunicação para cobrar, denunciar, buscar soluções e acima de tudo sair em defesa daquilo que tenho convicção que é melhor para o povo de Felipe Guerra/RN.

Agora sim! As Sessões Itinerantes é uma realidade.

sábado, 23 de outubro de 2010

Caros Leitores, ontem foi um dia muito especial para mim, como vereador busco desempenhar da maneira mais correta possível o Mandato de vereador que o povo de Felipe Guerra/RN, me outorgou nas eleições de 2008. 

No exercício do Mandato tenho dedicado boa parte do tempo que mim é peculiar para dedicar aos trabalhos da Câmara Municipal, inclusive exercer os meus direitos de vereador, como exemplo apresentar projetos de resolução, dentre outros. 

Tive a felicidade de protocolar em 16 de Junho de 2010, na Secretária da Câmara Municipal Felipense, Projeto de Resolução n.º 001/2010, onde seu objetivo foi à modificação no Regimento Interno, precisamente no artigo 98, acrescentando incisos, instituindo as sessões itinerantes daquela Casa Legislativa, e dá outras providências. 

O Citado projeto teve como objetivo modificar o Regimento Interno daquela Casa Legislativa, especificamente o art. 98, acrescentando inciso e alíneas, instituindo as Sessões Itinerantes da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, ou seja, levar as sessões ordinárias para as comunidades, bairros e distritos do nosso município, criando facilidades para que a população possa assistir as mesmas e ainda fazer com que os cidadãos acompanhem as atividades do Poder Legislativo, que sem dúvida alguma irá auxiliar no processo de desenvolvimento das comunidades, bem como no entrosamento com a população Felipense. 

Finalmente, o Projeto de Resolução n.º 001/2010, foi sancionado pelo Presidente daquela Casa Legislativa, no dia 22/10/2010 e enviado para o Diário Oficial Eletrônico do nosso Município para publicação, entrando em vigor a partir de sua publicação. 

O meu objetivo como vereador é fortalecer o elo que une o cidadão e o Poder Constituído, se apoiando na comunicação em função não só do avanço tecnológico neste campo, mas, também, em razão da democratização da informação, não se podendo, no entanto, abrir mão do contato direto com a população. 

Torna-se extremamente conveniente criar facilidades para que a população possa assistir às sessões da Câmara. O acompanhamento pelos cidadãos das atividades do Poder Legislativo, sem dúvida alguma, auxiliará no processo de desenvolvimento de nosso município. 

Neste cenário se apresenta como oportuna e, até mesmo urgente, a realização de Sessões Itinerantes da Câmara Municipal levando ao interior do Município, e aproximando da população, as discussões que são travadas em seu plenário, bem como fortalecendo ainda mais seu entrosamento com a população Felipense. 

Obrigado aos colegas vereadores Salomão Gomes, Otoniel Maia, Paulo Cesar, José Wandilson, Genilson Santana, Flavio Gurgel e Pedro Cabral, por perceberem a importância desse projeto e apoiarem a minha iniciativa.

Programação da festa da padroeira de Felipe Guerra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Foi divulgada esta semana a programação da festa da Padroeira de Felipe Guerra, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, pelo administrador paroquial, padre Francisco Tarcisio de Araújo.

 

Com o tema “Eucaristia e Missão em Defesa da Vida e da Família”, a festa da padroeira de Felipe Guerra, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro acontecerá de 14 a 24 de Novembro de 2010. Abaixo confira a programação completa.

 

Programação da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro –Felipe Guerra - RN 2010.

 

Abertura

14 de Novembro-Domingo

19h-Concentração em frente ao Hospital Municipal e em seguida, caminhada com a imagem da padroeira até a igreja.

-Celebração Eucarística de instalação oficial da festa- Hasteamento das bandeiras.

 

NOVENÁRIO

15 a 23 de Novembro

-18h-Programa Religioso na FM-19h Solene Novena.

 

DIA DA PADROEIRA

-24-Quarta-Feira

-6h-Oficio de Nossa Senhora na Igreja;

-12h-Recitação do terço na Igreja;

-Solene Celebração Eucarística de encerramento da festa;

-Arreamento das bandeiras.

 

 

 

 

SUB-TEMAS E HOMENAGENS

 

DIA 15 de Novembro-Segunda-Feira.

 

“Eucaristia: Principio e projeto de missão na família”

Catequese e Coroinhas.

DIA 16 de Novembro-Terça-Feira.

 

“Eucaristia: mistério de luz, fonte da missão na família.”

Famílias Felipenses.

 

Dia 17 de Novembro-Quarta-Feira.

 

“Eucaristia: Centro da missão na família”.

Funcionários públicos, Escolas municipais e particulares.

 

Dia18 de Novembro-Quinta-Feira.

 

“Eucaristia: Fonte de comunhão Eclesial dentro da família.”

Idosos e Enfermos.

 

Dia 19 de Novembro-Sexta-Feira.

 

“Eucaristia: Edifica a Igreja e Constrói a Missão em família.”

Grupo de Jovens e Juventude em geral.

 

Dia 20 de Novembro-Sábado.

 

“Eucaristia: Em Maria, o Sacrário vivo de Deus”

Legionários, Hora da Graça e Grupos da Mãe Rainha.

Dia 21 de Novembro-Domingo.

 

“Eucaristia: Fonte da partilha e compromisso do Dizimista em família.

Dizimistas e Terço dos Homens.

 

Dia 22 de Novembro-Segunda-Feira.

 

“Eucaristia: Alimento de irmãos para edificar a família.”

Filhos ausentes e todas as comunidades rurais.

 

Dia 23 de Novembro-Terça-Feira.

 

“Eucaristia: Sacramento de irmãos que vivem em família.”

Entidades, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Hospital e todos os devotos de Nossa Senhora.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

Polícia Federal prende ex-prefeito Adail Vale

Cezar Alves

Da Redação

 

Governador Dix-sept Rosado - A Polícia Federal prendeu na manhã de ontem o ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, o médico Francisco Adail Carlos do Vale Costa, e o autuou em flagrante pelo crime de supressão de documentos públicos, conforme previsto no Artigo 305 do Código Penal.

O médico Adail Vale exerceu o cargo de prefeito no período de 2005 a 2008, quando, numa manobra política estranha, transferiu o cargo de prefeito para seu filho, o também médico Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, que na época exercia a função de presidente da Câmara Municipal.

No caso, depois que concluiu seu governo, Adail não prestou contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e teria se apossado e ocultado diversos processos administrativos da Prefeitura, o que teria, segundo a prefeita atual, Lanice Ferreira, inviabilizado o município de receber recursos de convênios federais e estaduais.

Por este fato, foram abertas investigações no Ministério Público Estadual. O promotor Daniel Lessa informa que por diversas vezes a Justiça de Governador Dix-sept Rosado notificou Adail Vale para ele devolver os documentos e este teria se negado, tornando certa a vontade de ocultá-los, configurando assim o crime tipificado no artigo 305 no Código Penal.

Ainda conforme Daniel Lessa, ao reter os documentos o ex-prefeito conseguiu tirar proveitos políticos, assim como o filho Anaximandro Vale, por implicar em obstáculos à transparência das despesas ordenadas e, sobretudo, às investigações de possíveis crimes e atos de improbidade administrativa de sua gestão.

O maior prejuízo, ainda conforme o promotor, foi para o Município, que não teve continuidade da gestão, prejudicando diretamente a população no que se refere a repasses federais e estaduais. Os agentes da Polícia Federal informaram, em nota, que os documentos foram apreendidos na casa do ex-prefeito Adail Vale em Mossoró e também em duas residências em Governador Dix-sept Rosado.

A operação começou por volta das 5h. Os policiais, acompanhados pelo promotor Daniel Lessa e demais promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Criminalidade Organizada (GAERCO), cumpriram quatro mandatos de busca e apreensão expedidos pela Justiça nas residências do ex-prefeito Adail Vale e do ex-vereador/prefeito Anaximandro Vale.

A ação foi realizada simultânea em Mossoró e Governador Dix-sept Rosado. Em Mossoró, os agentes federais estiveram na casa do ex-prefeito no bairro Nova Betânia. Já em Governador, os agentes visitaram a residência de Adail na Rua Josué Dias e outra residência no sítio Cigana. Outra casa visitada foi no Sítio Bamburral. Das residências, os agentes levaram várias caixas e sacolas de documentos.

Em nota, a PF informou que apreendeu "vários documentos que pertencem ao ente público, como procedimentos de licitação, processos de empenho e pagamento, notas fiscais, dentro outros, todos originais. Como o ex-prefeito Adail Vale estava de posse dos documentos originais que se negou a entregar a Justiça, este foi conduzido preso e autuado em flagrante na Delegacia da Polícia Federal, em Mossoró".

No final da tarde, a juíza Uefla Fernandes, que havia decretado os mandados de busca e apreensão nas residências de Adail e Anaximadro Vale, arbitrou fiança de R$ 2 mil e liberou o médico Adail Vale da prisão. Adail, depois de autuado em flagrante, foi colocado numa salinha dentro do prédio da Polícia Federal, que tem ar-condicionado, acompanhado pelo advogado.

 

Advogado diz que prisão em flagrante foi ilegal

Em contato com a reportagem do JORNAL DE FATO, Adail Vale não quis comentar o ocorrido. Saiu às pressas pra não ser fotografado. O advogado dele, Marcos Lanuce, informou que no seu entendimento a lavratura do flagrante contra Adail Vale pela Polícia Federal foi ilegal e que já tinha dado entrada com o pedido de relaxamento de prisão na Comarca de Governador Dix-sept Rosado.

Lanuce considera ilegal a prisão do ex-prefeito, primeiro porque não é competência da Polícia Federal atuar na área de competência da Polícia Civil e segundo porque os documentos apreendidos, de acorde com ele, são cópias e não-originais. "Ele precisa ficar com esses documentos para eventual necessidade na prestação de contas. Os originais ele deixou na Prefeitura", diz.

E, terceiro, a Polícia Federal ou qualquer outra polícia não poderia prender o ex-prefeito Adail Vale por estar com cópias de documentos e sim cumprir a determinação da juíza Uefla Fernandes de apreender os documentos. "Só caberia flagrante se nesta operação os agentes federais tivessem constatado outro crime diferente, o que não é o caso", explica o advogado.

Diante dos argumentos apresentados, Marcos Lanuce disse que espera que a juíza Uefla Fernandes decrete a liberdade provisória de seu cliente. "Se houver um processo criminal, não existe impedimento nenhum do médico Adail Vale, que tem endereço fixo, trabalho e não tem interesse nenhum de fugir do distrito da culpa, responder em liberdade", explica.

Projeto de Lei Municipal n.º 012/2010, recebe parecer da CLJRF.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Comissão de Legislação Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, reuniram-se no dia de hoje (20/10/2010), para analisar vários projetos que se encontram na pauta daquela comissão, dentre eles o que regulamenta os serviços de transportes de passageiros municipal e intermunicipal do nosso município. 

Os membros da citada comissão vereadores José Wandilson (Presidente) e Reginaldo Pascoal (Relator), após discutirem juntamente com o representante da ATAFEG – Associação dos Transportes Alternativos Felipense, Herbinho Leite, estes emitiram parecer favorável ao projeto acima mencionado, que irá para votação na próxima Sexta Feira quando da realização de Sessão Ordinária.

Continua o impasse no transporte dos estudantes para cidade de Mossoró/RN.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Embora os universitários e os demais estudantes que fazem cursos técnicos, bem como cursinhos preparatórios para vestibular, tenham participado no dia 17 de setembro de 2010, de Sessão Ordinária, onde naquela oportunidade foi aberto espaço na hora da comunidade para que fossem feitas explanações da real situação em que os mesmos estão vivenciando no que diz respeito à locomoção até a cidade de Mossoró/RN, o que se percebe é que continua o impasse, exemplo disso é o que aconteceu no dia de hoje (19/10/2010), onde o ônibus não saiu da cidade tendo em vista o excesso de estudantes.

Mesmo tendo o senhor Prefeito Braz Costa Neto, se comprometido em solucionar o problema do transporte dos universitários e dos demais estudantes que fazem cursos técnicos bem como cursinhos preparatórios para vestibular, até o dia 20/09/2010, através do Secretário de Educação Senhor Carlos Alberto de Medeiros, que se fez presente a sessão, o que se observa é a total falta de compromisso para com a Educação do nosso município. 

Saliente-se que naquela oportunidade vários vereadores usaram da palavra externando total apoio aos universitários e os demais estudantes que fazem cursos técnicos bem como cursinhos preparatórios para vestibular, onde inclusive o vereador Régis Pascoal, de posse de copia do Plano Plurianual, fez uma explanação mostrando ao Secretário de Educação Carlos Alberto de Medeiros, que existem recursos para aquisição de transporte escolar, onde em nome de todos os vereadores presentes disse que o legislativo faria qualquer esforço para aprovar projetos que venha do Poder Executivo, que tenha como objetivo solucionar o problema que afeta os estudantes, inclusive se houver a necessidade de se fazer remanejamento de verbas e que para isso seja necessária aprovação desta Casa de Leis.

Lamentável, que os universitários e os demais estudantes que fazem cursos técnicos bem como cursinhos preparatórios para vestibular, estejam vivenciando essa situação. Volto a dizer usem o poder de organização e voltem ao Poder Legislativo para que possamos encontrar uma solução definitiva.

Reportagem da CartaCapital mostra envolvimento de Agripino em esquema do DEM de Brasília.

sábado, 16 de outubro de 2010

Se a revista Carta Capital está a serviço da campanha de Dilma Rousseff, já que toda notícia, nesse período eleitoral, é sempre visto como "interesse de alguém", e nunca do país que paga imposto e vive mal, aí é outra história. O Blog só reproduz reportagem da revista que envolve o nome do senador potiguar José Agripino Maia, que, inclusive, já deu a sua versão.

Eis:      

 PANDORA INESGOTÁVEL

 Leandro Fortes

Em 27 de novembro de 2009, o delegado Wellington Soares Gonçalves, da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, deu uma batida no gabinete de Fábio Simão, então chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do DEM. A ação, autorizada pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fazia parte da Operação Caixa de Pandora, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, responsável pela desarticulação de uma quadrilha montada no governo local movida a corrupção pesada e farta distribuição de propinas. 

Na sala de Simão, a equipe de policiais federais encontrou um CD com a seguinte inscrição: “Dist. De Dinh. Da Qualy, 8/10/2005”. Levado à perícia, o disco se revelaria um indício comprometedor contra dois dos principais líderes da oposição no Congresso Nacional, os senadores Agripino Maia, do DEM do Rio Grande do Norte, e Sérgio Guerra, do PSDB de Pernambuco. Guerra ocupa também a presidência nacional do partido e coordena a campanha de José Serra à Presidência. 

Feita a análise pela Divisão de Contra-inteligência da PF, descobriu-se que o CD possuía um único e extenso arquivo de áudio e vídeo, de 42,4 megabytes, com 46 minutos e dois segundos de duração. Nele estava registrada a conversa entre um homem não identificado e uma mulher identificada apenas como Dominga. 

A investigação dos federais revelou que Dominga era auxiliar de serviço - geral de uma companhia chamada Inteco, depois contratada pela Qualix Serviços Ambientais, empresa de coleta de lixo do Distrito Federal apontada como um dos sorvedouros de dinheiro público do esquema de corrupção do DEM em Brasília e parte de uma disputa política na qual se contrapõem Arruda e o também ex-governador Joaquim Roriz, do PSC. O chefe de Dominga era Eduardo Badra, então diretor da Qualix, para quem ela organizava a agenda, fazia depósitos bancários e “serviços particulares”. Na conversa com o amigo desconhecido, Dominga explicou que serviços eram esses. 

O trabalho da secretária era o de, basicamente, telefonar para os beneficiários de um esquema de propinas montado na casa de Badra e, em seguida, organizar a distribuição do dinheiro. De acordo com as informações retiradas do CD apreendido no gabinete de Simão, as pessoas para quem Dominga mais ligava eram, justamente, Agripino Maia, Sérgio Guerra e Joaquim Roriz. 

Também recebiam ligações da secretária Valério Neves, ex-chefe de gabinete de Roriz, e dois dirigentes da Belacap, estatal responsável pelo serviço de ajardinamento e limpeza urbana do Distrito Federal: Luís Flores, diretor-geral da empresa, e Divino Barbosa, diretor operacional. Flores é primo de Weslian, mulher de Joaquim Roriz, alçada pelo marido candidata do PSC ao governo do DF depois que ele desistiu da disputa, temeroso de ver sua candidatura cassada por ficha suja. 

Segundo Dominga, quando a Qualix estava para receber valores de contrato da Belacap, Badra a obrigava a dar telefonemas “dia e noite”, não sem antes entrar em contato com um doleiro identificado como Faied, para saber quando ele poderia entregar o dinheiro, tanto em dólar quanto em real. De acordo com as informações da secretária, as propinas eram acomodadas em caixas de arquivos de papelão com montantes de 50 mil reais a serem distribuídos entre quadras de Brasília ou no estacionamento do restaurante Piantella, um dos mais tradicionais da capital federal, frequentado por políticos e jornalistas, de propriedade do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Lá, entre acepipes e vinhos caros, os interessados jantavam e decidiam como e quando seriam feitas as partilhas. 

Procurados por CartaCapital, os senadores Maia e Guerra responderam por meio de assessores de imprensa. Guerra, ponta de lança da ofensiva udenista montada pelo PSDB para atacar a candidata do PT, Dilma Rousseff, foi eleito deputado federal pelo PSDB de Pernambuco em 3 de outubro. Ele admite ser amigo de Badra há 30 anos, desde que se conheceram em uma exposição agropecuária. Segundo ele, o vídeo apreendido pela PF circula por Brasília desde 2006 e, garante, trata-se de uma armação contra ele e outros políticos. “Entre mim e o Eduardo nunca houve outro relacionamento senão o de amizade, que vai continuar”, avisa. 

Maia foi ainda mais econômico com as palavras. Garante não ter nenhuma relação com Badra, de quem só se lembra de ter encontrado, “anos atrás”, para tratar de uma proposta da Qualix para se instalar no Rio Grande do Norte. O senador do DEM afirma ter sido procurado por outros órgãos de imprensa para falar sobre o mesmo assunto, mas que estes teriam se desinteressado logo depois de confrontados com a versão apresentada por ele. 

Nas redações de Brasília, a história é outra: nada foi publicado por pressão da campanha de Serra, em abril deste ano, para que a candidatura do tucano não se iniciasse com um escândalo envolvendo o presidente do partido e um líder do principal partido aliado, o DEM. Temiam, os tucanos, uma sinistra repetição da circunstância que, em 2005, derrubou do mesmo cargo o senador Eduardo Azeredo, mentor do “mensalão” do PSDB de Minas Gerais, ao lado do publicitário Marcos Valério de Souza, mais tarde flagrado no mesmo serviço de alimentação de caixa 2 para o PT. 

O esquema denunciado pela secretária Dominga é cheio de detalhes e, ainda hoje, surpreende a PF pelo grau de ousadia. As caixas eram colocadas em porta-malas de carros da quadrilha e, em seguida, repassadas pessoalmente por Badra a quem de direito. Nessa empreitada, revelou Dominga, ajudavam outros dois diretores da Qualix, Pedro Gonzales Campoamor, de Brasília, e Roberto Medeiros, de São Paulo. A secretária cita como origem dos recursos duas agências bancárias situadas no Setor Comercial Sul de Brasília, uma do Bradesco, outra do Banco de Brasília (BRB). 

De acordo com a investigação da PF, o dinheiro distribuído aos personagens citados no CD, entre os quais brilham Guerra e Maia, apelidados por Dominga de “pessoal da Belacap”, chegou a mais de 300 mil reais. Parte dos pagamentos, segundo a gravação obtida no GDF, ia para personagens identificados como criadores de cavalos registrados na conversa, alguns, como a própria secretária, sem registro de sobrenome. Entre eles, Mário de Andrade, Ana Lúcia Fontes, Ana Lúcia Junqueira e Alberto. Também aparecem nomes sem especificação como Marci Bagarolli, Carlos Junqueira, Gilda, Ana Jatobá, Antonio Clareti Zandonait e Daniel. 

A ação da Polícia Federal foi feita de surpresa na residência oficial de Águas Claras, onde Simão mantinha um gabinete pessoal. Ao chegar ao lugar, os agentes verificaram que todas as portas estavam abertas,- inclusive a de acesso ao prédio principal, com exceção daquela do gabinete de Simão. Por volta das 6h30, a PF acionou o serviço de um chaveiro para abrir a porta do auxiliar de Arruda, mas um funcionário anunciou que iria pegar as chaves. Em vão. Nenhuma delas abria a porta do chefe de gabinete. Foi preciso arrombar uma janela para que, então, os federais pudessem entrar no local, por volta das 7 horas. 

Às 7h15, segundo relato da PF, a mulher do governador, Flávia Arruda, chegou ao local para tomar conhecimento do mandado de busca e apreensão, mas em seguida foi embora, após informar que não tinha interesse em acompanhar a ação policial. A primeira coisa encontrada pelos agentes foi uma bolsa preta, escondida atrás de uma mesa, com cédulas de reais e dólares. Às 8h50, chegou José Gerardo Grossi, advogado de Arruda, também para verificar os termos do mandado e acompanhar a busca. 

A PF decidiu investigar a vida de Simão porque ele foi denunciado pelo ex-secretário distrital de Relações Institucionais Durval Barbosa, delator do chamado “mensalão do DEM”. Em um vídeo entregue ao Ministério Público Federal por Barbosa, ele mantém uma conversa com o representante de empresas de informática Agenor Damasceno Beserra. Os dois tratam de detalhes de uma licitação, estabelecem quem deve ganhar a disputa e como deve ser feito um aditivo de 4 milhões de reais. No diálogo, Beserra confirma ser Simão, chefe de gabinete de Arruda, o principal interessado na liberação do contrato e no aditivo. 

De acordo com o relatório da PF, o executivo Badra mora em São Paulo. Em Brasília, costumava se hospedar em um hotel no Setor Hoteleiro Sul. Mas, por causa da conversa gravada entre Dominga e o amigo, descobriu-se que ele chegou a alugar uma casa no Lago Sul de Brasília para promover “reuniões mais privadas”. Era lá que Dominga trabalhava. Badra também utilizava um apartamento do diretor da Qualix Pedro Campoamor, no bairro do Sudoeste. Em abril de 2009, relata a PF, a casa de Campoamor foi assaltada, os ladrões levaram 100 mil reais, mas nenhuma ocorrência foi feita na polícia. 

CartaCapital teve acesso aos documentos produzidos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na semana passada, quando os envolvidos acreditavam que o assunto estava enterrado pela burocracia. A Operação Caixa de Pandora, responsável pela prisão de Arruda e pela exposição do mais explícito espetáculo de corrupção da história do País, graças aos vídeos do delator Durval Barbosa, segue a todo vapor. Desde novembro de 2009, quando o CD de Dominga foi apreendido, um grupo de investigadores da Divisão de Inteligência da PF trabalha nos desdobramentos da operação. Os federais estão de olho, sobretudo, na guerra iniciada, há dez anos, em torno dos contratos de coleta de lixo no Distrito Federal. 

A Qualix faz parte desse pacote de investigações. A empresa, terceirizada a partir do governo Roriz, deteve praticamente o monopólio da coleta de lixo do DF entre 2000 e 2006, embora “quarteirizasse” serviços a outras duas empresas, a Nely Transportes e a Construtora Artec, de propriedade de César Lacerda, ex-deputado -distrital do PSDB, ligado à ex-governadora tucana Maria de Lourdes Abadia. Candidata derrotada ao Senado nas últimas eleições, Abadia assumiu o governo do DF em junho de 2006, quando Roriz renunciou para se candidatar à mesma Casa. Acabou eleito, mas foi obrigado a renunciar ao mandato para não ser cassado por corrupção. 

A rápida passagem de Abadia pelo governo distrital serviu para iniciar a guerra pelo controle dos contratos de lixo na capital federal e nas cidades-satélites. Não é por menos. Na última década, os cofres públicos distritais despejaram mais de 2 bilhões de reais nesses contratos, quase todos suspeitos e cheios de vícios. Abadia, aliada a Roriz, conseguiu quebrar o monopólio da Qualix, defendida pela turma de Arruda e do ex-secretário de Saúde Augusto Carvalho, deputado federal pelo PPS. Assim, dividiu o bolo do lixo com a Artec e mais duas outras empresas, ambas de Brasília, a Caenge Engenharia e a Valor Ambiental. 

Essa partilha contou com a participação de dois representantes do Ministério Público Distrital, os promotores Leonardo Bandarra, então procurador-geral de Justiça, nomeado por José Roberto Arruda, e Deborah Guerner, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Em depoimento ao Ministério Público Federal, Barbosa acusou a dupla de ter facilitado a vida das empresas de lixo, além de ter recebido 1,6 milhão de reais para vazar informações, em 2008, sobre ações de busca e apreensão da Operação Megabyte, da Polícia Federal, realizada contra empresas de informática contratadas pelo governo. Em 7 de junho deste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou, por unanimidade, um processo administrativo disciplinar contra Bandarra e Deborah Guerner para investigar o envolvimento de ambos no esquema. 

Uma semana depois da decisão do CNPM, a Polícia Federal foi à casa da promotora e descobriu, enterrado no quintal, um cofre com cerca de 300 mil reais. Os agentes saíram ainda com várias caixas com documentos da Caenge Engenharia e da Valor Ambiental, justamente as duas empresas colocadas no esquema por pressão da dupla Abadia-Roriz. Há duas semanas, a PF voltou ao jardim de Deborah Guerner e achou outro cofre enterrado, este recheado de mídias de informática e, para desespero de muita gente, mais CDs com gravações de áudio e vídeo. 

À Corregedoria do Ministério Público, Barbosa afirmou ter participado de uma reunião na casa da procuradora, onde estiveram presentes Arruda, o ex-vice-governador Paulo Octavio Pereira e Bandarra para, justamente, acertar os termos da divisão do contrato do lixo. Embora ainda estejam sob investigação, Bandarra e Deborah Guerner continuam no Ministério Público. A promotora entrou com um pedido de aposentadoria, ainda não deferido, por conta da sindicância aberta pelo órgão. 

A partir de 2006, na transição do governo do PSDB de Abadia para o DEM de Arruda, os contratos do lixo passaram a ser renovados emergencialmente, sem licitação a cada seis meses. Somente em junho de 2010 o governo conseguiu finalizar uma nova concorrência. Além da Qualix, participaram os suspeitos de sempre: Construtora Artec, Valor Ambiental, Caenge Engenharia, Nely Transportes e, novata no esquema, a Delta Construções. 

De acordo com informações do Siggo, o sistema de acompanhamento de gastos feito pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, a vencedora do primeiro lote da licitação realizada neste ano foi a Delta Construções, com o preço de 368,9 milhões de reais. A Qualix ficou em segundo, com 383,1 milhões de reais. A empresa Valor Ambiental foi a ganhadora do segundo lote, com o preço de 210 milhões reais, sete milhões de reais a menos que a segunda colocada, novamente a Qualix, com 217,1 -milhões de reais. No terceiro lote, a vencedora foi a Construtora Artec, com 173 milhões de reais. Em segundo, ficou a Delta, com 174 milhões de reais. Por meio de liminares, a Qualix tem conseguido suspender as contratações do primeiro e terceiro lotes. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Qualix, a empresa mudou de dono, em junho passado, quando foi comprada pelo fundo privado Arion Capital. No fim de setembro, a empresa se colocou à disposição da Polícia Federal para abrir suas contas e a contabilidade para qualquer investigação. O assessor Paulo Figueiredo informa que a empresa realizou uma ampla auditoria nas contas da gestão passada da Qualix, iniciada em 1998, e não identificou nenhum pagamento ou saída de recursos feita de forma irregular. A decisão de colaborar com a PF veio, justamente, depois de parte da história sobre pagamentos de propinas revelados pela secretária Dominga vazar para a imprensa. 

Até junho de 2010, a Qualix pertencia ao grupo argentino Macri, quando entrou em situação pré-falimentar por conta de muitas dívidas.

O Macri chegou a comprometer um terço do faturamento anual da empresa, calculado em 1 bilhão de reais, para pagamentos de faturas de curto prazo a diversos credores. A empresa tem sede em São Paulo e mais 11 filiais em várias capitais brasileiras, algumas com problemas graves. Em agosto, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), encerrou o contrato local com a Qualix pelo fato de a empresa não ter mais condição de colocar a frota de caminhões na rua. O ex-dono da Qualix, Franco Macri, está sob investigação da PF, acusado de enviar dinheiro para o exterior de forma ilegal.

Leandro Fortes é jornalista, professor e escritor, autor dos livros Jornalismo Investigativo, Cayman: o dossiê do medo e Fragmentos da Grande Guerra, entre outros. Mantém um blog chamado Brasília eu Vi. http://brasiliaeuvi.wordpress.com

Apoios ao cidadão Lauro Maia por políticos de Felipe Guerra é justificável.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Caros Leitores todos os dias faço a leitura de alguns blogs de Felipe Guerra/RN, e hoje (15/10/2010), me deparei com matéria postada no Blog Santana Noticia tendo como título: Tribunal nega pedido de Habeas Corpus a Lauro Maia, que tinha como objetivo apresentar uma nova defesa, após o processo ter sido dado vista ao Ministério Público Federal. 

No final o Blog Santana Noticias publicou a seguinte nota: “Ainda não sei como em Felipe Guerra - RN esse candidato obteve 603 votos e apoio de importantes políticos e intelectuais da cidade que defenderam com unhas e dentes a candidatura deste homem que é acusado de "desviar" dinheiro dos nossos bolsos, dinheiro esse que poderia ser investido na saúde e na educação do Estado foi totalmente desviado para "outro lugar". 

Respeitáveis leitores, não estou aqui fazendo qualquer defesa do cidadão Lauro Maia, mas até que se prove ao contrário o mesmo é inocente, pois como vocês que representam este conceituado blog dizem, o mesmo é apenas acusado de desviar dinheiro público, tanto é que a Justiça Eleitoral permitiu que ele (Lauro Maia) registrasse sua candidatura para concorrer ao pleito eleitoral de 2010. 

Quanto aos apoios que o cidadão Lauro Maia recebeu de Haroldo Ferreira, Vereador Salomão Gomes, Vereador Regis Pascoal e do Presidente do PSB local Luiz Agnaldo de Souza, se justifica em função do mesmo ter se disponibilizado em trabalhar em prol do nosso município, exemplos: a perfuração e instalação de 10 (dez) poços tubulares, Recapeamento da RN 032, aquisição de 01 (uma) ambulância, dentre outros benefícios. 

Quanto aos 603 votos que o cidadão Lauro Maia, obteve no nosso município isso se justifica diante das ações acima citadas e a credibilidade que Haroldo Ferreira, Vereador Salomão Gomes, Vereador Regis Pascoal e do Presidente do PSB local Luiz Agnaldo de Souza, adquiriram diante do povo de Felipe Guerra/RN, credibilidade essa que foi conquistada com trabalho e compromisso e reconhecida pelos felipenses. 

Como vocês mesmo dizem o cidadão Lauro Maia é apenas acusado de fazer parte de um esquema de corrupção. Todavia, vocês que representam o Blog Santana Noticias ao postarem a citada nota buscam levantar questionamentos em relação aos apoios que o mesmo recebeu de Haroldo Ferreira, Vereador Salomão Gomes, Vereador Regis Pascoal e do Presidente do PSB local Luiz Agnaldo de Souza. 

Contudo, vocês que representam o Blog Santana Noticias, se esquecem que são aliados políticos e votam em cidadãos condenados pelo Poder Judiciário ou que também estão sendo acusados e respondendo a processos, exemplos: o atual Prefeito Braz Costa Neto, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de nosso estado, face não ter enviado, no prazo legal, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, a prestação de contas anual relativas aos exercícios de 2005 e 2006, incorrendo no crime previsto no artigo 1º, inciso VI, do Decreto Lei nº. 201/67 (Processo n.º 2008.001361-6), Ação Penal Originária (0001361-45.2008.8.20.0000); o ex-prefeito Hugo Costa da Silva, hoje se encontra inelegível por ter tido suas contas não aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, inclusive foi condenados a devolver recursos aos cofres públicos, tanto é que o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte ajuizou em 26/10/2009 Ação Civil de Improbidade Administrativa (Processo: 0001911-58.2009.8.20.0112 (112.09.001911-4), que tramita na Comarca de Apodi/RN; Rosalba Ciarlini Rosado governadora eleita recentemente, responde a várias ações civis por improbidade administrativa na Comarca de Mossoró/RN (Processos n.º 0704558-03.2009.8.20.0106 (106.09.704558-0), 0603041-86.2008.8.20.0106 (106.08.603041-2), 0602672-92.2008.8.20.0106 (106.08.602672-5), 0602567-18.2008.8.20.0106 (106.08.602567-2), 0005035-77.2003.8.20.0106 (106.03.005035-3), 0003307-35.2002.8.20.0106 (106.02.003307-3), 0003839-43.2001.8.20.0106 (106.01.003839-0); Garibaldi Alves filho e Henrique Eduardo Alves, respondem a Ação Civil de Improbidade Administrativa (processo n.º 001.02.014007-0) que tramita na Comarca de Natal/RN; Carlos Alberto de Souza Rosado (Betinho Rosado) responde a Ações civis de Improbidade Administrativa (processos n.º 001.09.012937-8 e 001.08.037890-1) na Comarca de Natal/RN, dentre outros. 

Em síntese, Haroldo Ferreira, Vereador Salomão Gomes, Vereador Regis Pascoal e o Presidente do PSB local Luiz Agnaldo de Souza, apoiaram o cidadão Lauro Maia, pelas razões acima citadas, não fizeram como alguns políticos aqui de nosso município que após a campanha simplesmente apareceram em carros novos.

A senhora Dilma Vana Rousseff ontem foi à missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida do Brasil.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fotolegenda

A senhora Dilma Vana Rousseff ontem foi à missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida do Brasil. Esta foto não é da missa de ontem. Ela se encontra na internet já faz tempo. Dilma tem o hábito de ir à missa desde criancinha, pois foi criada numa família ultra-católica e estudou num Colégio de Freiras, como prova o testemunho de Frei Betto. Fico feliz de saber que a futura presidente do Brasil vai à missa. E fico triste por precisar dizer isso no jornal, pois o PT não costuma explorar este tipo de coisas em eleições, como fez Fernando Henrique indo a Juazeiro do Norte na campanha presidencial, depois de ter perdido a de prefeito de São Paulo por ter declarado em entrevista a Boris Casoy ser ateu convicto. Dilma vai à missa normalmente e isso nunca precisou ser divulgado porque não é nenhum feito extraordinário. É apenas o normal. Mas, nessa campanha...

Frei Beto prova que Dilma é católica desde criancinha.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Logo depois das urnas apuradas deparei-me com um artigo de Frei Beto na Internet analisando o comportamento do jogador Neymar, do Santos F.C. artigo excelente como tudo que ele escreve. Mas não resisti e, apesar de todo o imenso respeito que tenho por este intelectual e homem de Deus, enviei um e-mail abusado de volta dizendo da minha indignação de que ele, logo ele, teólogo, militante, exímio escritor, com a autoridade de quem tinha um cargo no governo e deixou, ficasse tratando de um assunto importante, mas periférico na atual conjuntura, quando dois projetos de Brasil estão em disputa e quando a religião está entrando no cardápio político, pela via do esgoto. Ontem fiquei felicíssimo ao ver o seu artigo sobre Dilma. E aí constatei o quanto eu estava certo, pois, tendo sido amigo de infância e colega de presídio de Dilma tem mais elementos do que eu imaginava para defendê-la.

Vejamos os fatos:

10 de Outubro de 2010 - 13h32 . "Frei Betto: Dilma e a fé Cristã".

Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária aos princípios do Evangelho e da fé cristã. Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência. Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de "marxista ateia". Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte. Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória - diria, terrorista - acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade. Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo. Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho.

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam. Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto… Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, co m menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente. Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho. Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: "Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…" (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz. Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção. Publicado no Tendências & Debates da Folha de São Paulo.  

Presidente da Câmara Municipal não tem interesse em sancionar Projeto

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

No último dia 26 de Agosto de 2010, postei matéria neste blog com o seguinte título: sessões itinerantes é uma realidade. Tal afirmativa se deu em função da à aprovação do Projeto de Resolução n.º 001/2010, de minha autoria.

O Citado projeto teve como objetivo modificar o Regimento Interno daquela Casa Legislativa, especificamente o art. 98, acrescentando inciso e alíneas, instituindo as Sessões Itinerantes da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, ou seja, levar as sessões ordinárias para as comunidades, bairros e distritos do nosso município, criando facilidades para que a população possa assistir as mesmas e ainda fazer com que os cidadãos acompanhem as atividades do Poder Legislativo, que sem dúvida alguma irá auxiliar no processo de desenvolvimento das comunidades, bem como no entrosamento com a população Felipense.

Todavia, o Projeto de Resolução n.º 001/2010, ainda não foi sancionado pelo Presidente daquela Casa Legislativa, o senhor Paulo Cesar Benevides Sena, que não demonstra qualquer interesse em sancioná-lo.

Quero através deste veículo de comunicação, pedir aos colegas blogueiros que divulguem e mostre a população à total falta de compromisso e interesse do Representante do Poder Legislativo, que vem se mostrando antidemocrático, e atitudes como essa devem ser repudiadas pelo cidadão comum, pelas entidades de classe, pelas igrejas tanto católicas como protestantes, sindicatos, associações, enfim pela sociedade organizada. 

Segundo turno das eleições 2010.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O povo brasileiro foi às urnas no último dia 03 de Outubro para escolher seus representantes, e após as apurações, podemos constatar que o segundo turno para a escolha de presidente ficou entre Dilma e Serra.

É preciso que o povo faça uma reflexão profunda para se ter uma formação de quem é melhor para o Brasil, pois não podemos retroagir no tempo, temos que escolher o melhor para conduzir os destinos do Brasil, pois antes da era Lula, o que se via era o País devendo ao FMI, Saúde totalmente sucateada, a Educação sem nenhuma perspectiva, a Agricultura sequer conseguia produzir o necessário para o consumo da Nação, tendo muitas vezes ter que importar alimentos.

Dentro da era Lula, o que se observa é um País em total desenvolvimento, onde não mais existe dívida externa, o FMI já não dita às regras em relação a nossa economia, na verdade a economia brasileira adquiriu uma total estabilidade, inclusive passando da condição de devedor para a de credor. 

E ainda podemos dizer que a Educação de nosso País hoje é uma das melhores, basta observar a expansão no seu sistema educacional em todos os níveis. A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas inclusive no Governo Lula, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população.

Recentemente, os professores de todo o país tiveram uma conquista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei que criou o piso nacional do magistério destinado aos professores da educação básica, no valor de R$ 950. O valor passou a valer a partir de janeiro de 2009.

Contudo, o que se observou no primeiro turno das eleições aqui no Estado do Rio Grande do Norte, foram políticos que não tiveram a coragem de mostrar para o povo que sempre fazia e faz oposição ao Governo Lula, usando esses artifícios para passar uma imagem de que contribuiu para que o País chegasse a esse patamar.    

Na verdade quero aqui pedir ao povo brasileiro, em especial ao povo do Rio Grande do Norte que não se deixem levar pelos discursos daqueles que não tiveram a coragem de mostrar que são contra ao Governo Lula, como exemplo o senador reeleito pelos Democratas, José Agripino, que nesta quarta-feira (6) participou de reunião com o candidato a presidência pelo PSDB José Serra, onde reuniu os principais aliados do tucano para definir estratégias de campanha e iniciar a corrida pelo voto no 2º turno das eleições. 

Agripino prometeu empenho para eleger o tucano e foi mais além disse que há uma consciência nova no eleitor. As pessoas que votaram em Marina tendem a votar no Serra, disse confiante. Bem que ele poderia ter falado tudo isso antes de ser reeleito.

Agora, venho através de este humilde blog pedir ao Povo brasileiro que votem no que é melhor para o País, votando em Dilma, para que a mesma possa dar continuidade ao Governo Lula.

BLOG Desenvolvido por Edson Neres - Design Contato - edson.assistencia@hotmail.comate aqui nós ajudou o senhor